Simulação de IRS de 2011 a 2018
Resultado
Entre 2011 e 2018 pagaria no total 28 811 € de IRS.
A taxa efetiva subiu de 15,9% para 16,1%.
IRS a pagar e taxa efetiva com 1 500 € por mês
IRS a pagar Taxa efetiva Estimativa Mudança de regime do IRS
Resumo por ano
| Ano | Rendimento bruto | IRS a pagar | Diferença face ao ano anterior |
|---|---|---|---|
| 2011 | 21 000 € | 3 331 € | |
| 2012 | 21 000 € | 2 978 € | −354 € |
| 2013 | 21 000 € | 3 975 € | +998 € |
| 2014 | 21 000 € | 3 975 € | igual |
| 2015 | 21 000 € | 3 929 € | −46 € |
| 2016 | 21 000 € | 3 675 € | −254 € |
| 2017 | 21 000 € | 3 573 € | −103 € |
| 2018 | 21 000 € | 3 374 € | −198 € |
| Total | 168 000 € | 28 811 € |
Detalhe por ano
| Ano | Rendimento bruto | Dedução específica | Rendimento coletável | Escalão | Taxa marginal | Coleta | Deduções à coleta | Sobretaxa | IRS a pagar | Diferença face ao ano anterior | Taxa efetiva | Rendimento líquido |
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 21 000 € | 4 104 € | 16 896 € | 3.º | 24,5% | 3 239 € | 261 € | 354 € | 3 331 € | 15,9% | 17 669 € | ||
Passo a passo de 2011
Tabela de IRS de 2011 Lei n.º 55 A/2010, de 31 de dezembro Lei n.º 55 A/2010, de 31 de dezembro (Orçamento do Estado para 2011) Lei n.º 55 A/2010, de 31 de dezembro | ||||||||||||
| 21 000 € | 4 104 € | 16 896 € | 3.º | 24,5% | 3 239 € | 261 € | 0 € | 2 978 € | −354 € | 14,2% | 18 022 € | |
Passo a passo de 2012
Tabela de IRS de 2012 Lei n.º 55 A/2010, de 31 de dezembro (tabela mantida em 2012) Lei n.º 64 B/2011, de 30 de dezembro (Orçamento do Estado para 2012) Lei n.º 64 B/2011, de 30 de dezembro | ||||||||||||
| 21 000 € | 4 104 € | 16 896 € | 2.º | 28,5% | 3 835 € | 214 € | 354 € | 3 975 € | +998 € | 18,9% | 17 025 € | |
Passo a passo de 2013
Tabela de IRS de 2013 Lei n.º 66 B/2012, de 31 de dezembro Lei n.º 66 B/2012, de 31 de dezembro Lei n.º 66 B/2012, de 31 de dezembro (Orçamento do Estado para 2013) | ||||||||||||
| 21 000 € | 4 104 € | 16 896 € | 2.º | 28,5% | 3 835 € | 214 € | 354 € | 3 975 € | igual | 18,9% | 17 025 € | |
Passo a passo de 2014
Tabela de IRS de 2014 Lei n.º 66 B/2012, de 31 de dezembro Lei n.º 66 B/2012, de 31 de dezembro Lei n.º 66 B/2012, de 31 de dezembro (Orçamento do Estado para 2013) | ||||||||||||
| 21 000 € | 4 104 € | 16 896 € | 2.º | 28,5% | 3 835 € | 250 € | 344 € | 3 929 € | −46 € | 18,7% | 17 071 € | |
Passo a passo de 2015
Tabela de IRS de 2015 Lei n.º 82 E/2014, de 31 de dezembro (reforma do IRS) Lei n.º 82 B/2014, de 31 de dezembro (OE 2015) Observador, 26/01/2016 (fonte secundária, com base na síntese de execução orçamental da DGO de dezembro de 2015) | ||||||||||||
| 21 000 € | 4 104 € | 16 896 € | 2.º | 28,5% | 3 830 € | 250 € | 95 € | 3 675 € | −254 € | 17,5% | 17 325 € | |
Passo a passo de 2016
Tabela de IRS de 2016 Lei n.º 7 A/2016, de 30 de março (OE 2016) Lei n.º 159 D/2015, de 30 de dezembro AT, Sistema Fiscal Português, Taxas aplicáveis 2016 | ||||||||||||
| 21 000 € | 4 104 € | 16 896 € | 2.º | 28,5% | 3 823 € | 250 € | 0 € | 3 573 € | −103 € | 17,0% | 17 427 € | |
Passo a passo de 2017
Tabela de IRS de 2017 Lei n.º 42/2016, de 28 de dezembro (OE 2017) Lei n.º 159 D/2015, de 30 de dezembro Circular n.º 2/2017, de 16 de janeiro (AT) | ||||||||||||
| 21 000 € | 4 104 € | 16 896 € | 3.º | 28,5% | 3 624 € | 250 € | 0 € | 3 374 € | −198 € | 16,1% | 17 626 € | |
Passo a passo de 2018
Tabela de IRS de 2018 Lei n.º 114/2017, de 29 de dezembro (OE 2018) Lei n.º 114/2017, de 29 de dezembro Lei n.º 7 A/2016, de 30 de março | ||||||||||||
| Total | 168 000 € | 1 500 € | 28 811 € | 17,2% | 139 189 € | |||||||
| Média anual | 21 000 € | 187 € | 3 601 € | 17,2% | 17 399 € | |||||||
Os últimos 5 anos
Entre 2014 e 2018 o seu IRS desceu 601 €
São menos 15,1% de imposto num ano. A taxa efetiva passou de 18,9% para 16,1%.
- 20143 975 €igual18,9% efetiva
- 20153 929 €−46 €18,7% efetiva
- 20163 675 €−254 €17,5% efetiva
- 20173 573 €−103 €17,0% efetiva
- 20183 374 €−198 €16,1% efetiva
Nestes 5 anos pagaria 18 527 € de IRS.
Simulação indicativa. Usa as regras gerais de cada ano e não substitui o simulador da Autoridade Tributária nem a nota de liquidação. O ano indicado é o dos rendimentos: os de 2026 são declarados em 2027.